• Telefones: (21) 2268-9907 - (21) 2208-6473 - (21) 98725-6475 Email: ifen@ifen.com.br

Curso de Formação de Profissionais de Psicologia e Áreas Afins para Atuação Clínica em Situações de Suicídio Fenomenológico-Existencial 2018/02

Horário Informações

Nome da Disciplina

Programação

Das 7:30 Às 9:10


PSICOLOGIA CLÍNICA E 
FILOSOFIA

Objetivo : Mostrar como o pensamento de Husserl, Kierkegaard, Heidegger e Sartre repercute na clínica psicológica existencial, na psicopatologia e na investigação em psicologia.

Ementa : Verdade. Consciência, intencionalidade. Redução e Suspensão. Adição. Universal e singular. Motivo e causa. Liberdade. Angústia. Desespero. Má-fé. Vontade. Cuidado. Resgate do sensível.

Bibliografia básica : Psicopatologia: Fenomenologia, Literatura e Hermenêutica; Interpretações fenomenológico-existenciais para o sofrimento psíquico na atualidade; A existência para além do sujeito; A clínica psicológica e o pensamento de Kierkegaard; Angústia e repetição; Da genialidade sensível ao amor à norma; O si mesmo e as personificações da existência finita.

Das 9:10 Às 10:50

 

PSICOLOGIA CLÍNICA E LITERATURA

Objetivo: Apresentar, por meio da literatura, o modo como aparece na experiência os temas da filosofia e como isso repercute na clínica psicológica.

Ementa: Contos. Romances. Crônicas. Suspensão. Adição. Redução do empírico ao fenomenológico. Universal e singular. Motivo e causa. Angústia. Desespero. Vontade. Cuidado. Preocupação substitutiva. Antecipação.

Bibliografia básica: Wislawa Szymborska [poemas]; Sentir, Ver, Dizer: Cismando coisas de Arte e de Filosofia; Serenidade; Língua de Tradição e Língua Técnica; O Homem Doente do Homem e a Transfiguração de Dor; O Muro; contos diversos.

Das 10:50 Às 12:30

 

BASES DA CLÍNICA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Objetivo: Mostrar como os temas da filosofia existencial e fenomenológica sustentam a possibilidade de uma clínica psicológica que se afasta das determinações causais e moralizantes das psicoterapias modernas.

Ementa: Os mandamentos do psicoterapeuta existencial. O cuidado. As falas e escutas analista/analisando. Os diferentes momentos da clínica. Salto e transformação. Repercussões nas diferentes modalidades clínicas: adulto, infantil, suicídio, casal.

Bibliografia básica : A escuta e a fala em psicoterapia; A existência para além do sujeito; O Pensamento de Kierkegaard e a Clínica Psicológica; Existência & psicoterapia.

Das 12:30 às 13:20

Das 13:20 Às 15:00

 

O SUICÍDIO EM UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL: DA PESQUISA À CLÍNICA

Objetivo : Mostrar como o fenômeno suicídio é tomado nas perspectivas da ciência, da mídia e da literatura e as repercussões na clínica fenomenológico-existencial com pessoas em situações de suicídio.

Ementa: Vida e morte. Moral. Sofrimento. Desespero. Prevenção.

Bibliografia básica: História do Suicídio, Georges Minois;Existência & Psicoterapia; textos selecionados.

Das 15:00 Às 17:30

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Contos; romances; filmes sobre suicídio - divulgados e vistos previamente como motivação da discussão dos casos

Bibliografia básica: Os 13 porquês; O sofrimento do Jovem Werter; Os trabalhadores do mar; To be or not to be; A pele de onagro.

Sobre Nós

O IFEN é uma instituição sem fins lucrativos que, desde sua criação, visa divulgar uma outra possibilidade de considerar a Psicologia, como uma área de estudo que se dirige à existência tal como ela se dá no próprio ato de existir.

Informações

03 Maio 2018
03 Maio 2018
03 Maio 2018

Contatos

Rua Barão de Piracinunga, 62 - Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20521-170
Telefones: (21) 2268-9907
(21) 2208-6473
(21) 98725-6475
E-Mail: ifen@ifen.com.br
© 2018 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomLead