IFEN - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro - CRPJ 05/359



 
Curso de Formação em Psicologia Clinica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial


Público alvo:
 Estudantes e Profissionais de Psicologia

Coordenação Geral:
 Professora Doutora Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - CRP 05/2834

Responsável Técnica:
 Psicóloga Maria Bernadete Medeiros Fernandes Lessa – CRP: 05/14890

Duração do curso: Dois anos e meio (30 meses)

Carga horária:
 500 horas

Objetivo Geral:
 Preparar profissionais e estudantes de psicologia para prática da clínica psicológica numa perspectiva Fenomenológico-Existencial.



 EMENTÁRIO

Bases da Psicologia Fenomenológico-Existencial
Histórico da Psicologia Fenomenológico e Existencial. Diferenciação entre psicologia existencial e humanista. O eu da tradição moderna e a ausência de eu. Método e verdade: veritas e aletheia, existência e essência, determinações x liberdade. A clinica psicológica com base fenomenológico-existencial: considerações iniciais.

Kierkegaard e a Filosofia da Existência
As obras de Kierkegaard: Meu ponto de vista explicativo da minha obra como escritor, Desespero Humano, Conceito de Angústia e Repetição. A influência da filosofia de Kierkegaard na elaboração de uma psicologia e a clínica psicológica.

A Ontologia de Martin Heidegger

O pensamento filosófico de Martin Heidegger na obra Ser e Tempo e nas obras tardias: Dasein e mundo. A Daseinsanálise de Medard Boss e Binswarger.

Sartre: Existência e Essência

O pensamento filosófico de Jean-Paul Sartre: projeto original, noção de liberdade, responsabilidade, escolha, angústia, Em-si e Para-si. A psicanálise existencial.

Fenomenologia e Hermenêutica na Investigação em Psicologia

Contexto histórico e nascimento da Fenomenologia em Husserl: intencionalidade; Reduções Fenomenológicas. Hermenêutica: Schleiermacher, Dilthey e Heidegger. A fenomenologia e a hermenêutica como método de investigação e atuação na clínica psicológica.

Fundamentos da Clínica Psicológica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial
Os fundamentos da psicologia clínica. As determinações históricas do mundo moderno e as crises existenciais; o velamento e o desvelamento de possibilidades historicamente constituídas; cuidado de si. A escuta e a fala do clínico. A interpretação hermenêutica na clínica psicologia: adulto, infantil, casal e grupo.

Fundamentos Fenomenológicos e Hermenêuticos da Psicopatologia
A angústia do homem contemporâneo. Análise fenomenológica: descritiva, estrutural, categorial e existencial. A angústia e a psicopatologia. A visão heideggeriana de psicopatologia. Estudos de situações clínicas

Tópicos Especiais em Psicologia Clínica
O diálogo das diferentes filosofias com a psicologia clínica. Diferentes modalidades de atendimento clínico. As questões, e consequentes crises existenciais, no contemporâneo.

Orientação para a Elaboração da Análise Fenomenológica do Discurso Clínico
Atitude natural e antinatural na clínica psicológica. A hermenêutica e o círculo hermenêutico na Psicologia Clínica. Discurso Clinico: Escutas e Falas presentes neste discurso. Tonalidades afetivas nas situações clínicas.

Situações Clínicas em Debate
Discussão de situações clínicas trazidas pelos componentes do grupo e leituras para aprofundamento das discussões surgidas no próprio grupo.

Orientação para a Elaboração de Monografia
A preparação do pensamento do aluno para a elaboração de um projeto monográfico dentro de temáticas fenomenológico-existenciais. O exercício da redação acadêmica e seus elementos fundamentais: escolha do tema, revisão da literatura, elaboração de problema e objetivo, introdução, discussão bibliográfica, aspectos formais e normativos.

Seminários Clínicos I , II, III e IV

Apresentação de situações clínicas. Discussão da hermenêutica e do método fenomenológico. A prática da clínica psicológica com crianças. A prática clínica, com família, casal e grupo. Situações clínicas em debate.

Seminários Teóricos I e II

Análise apurada sobre a apropriação da filosofia da existência pela psicologia existencial, por meio ao debate entre psicólogos e filósofos, de modo a buscar as possibilidades de estabelecer uma analogia e não transposições forçadas entre essas duas disciplinas.

Atendimentos Clínicos Supervisionados

Atendimento psicológico em clínica privada, instituições conveniadas, clínica comunitária do IFEN.

Seminários Metodológicos
Apresentação dos projetos de monografia, elaborados por alunos do IFEN em fase de preparo para a defesa, para que as produções acadêmicas ganhem consistência teórica e metodológica. O projeto como um todo terá o conteúdo comentado por um estudioso do tema e os aspectos relativos ao método serão avaliados por um professor estudioso da fenomenologia e hermenêutica.