IFEN - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro - CRPJ 05/359

Curso de Formação


FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA E ÁREAS AFINS PARA ATUAÇÃO CLÍNICA EM SITUAÇÕES DE SUICÍDIO PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Responsável téc: Psicóloga Mª Bernadete M.F. Lessa - CRP 05/14890
Coord. geral: Ana Maria L. Calvo de Feijoo – CRP 05/2834

 
INICIATIVA: NACS / IFEN - NÚCLEO DE ATENDIMENTO CLÍNICO PARA PESSOAS QUE PENSAM EM SUICÍDIO  

Apresentação do curso 

    O curso de formação de profissionais de psicologia e áreas afins para atuação clínica em situações de tentativa de suicídio surgiu da necessidade de atender a solicitação da WHO- Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para que se criem ações locais destinadas a assistência  de caráter multidisciplinar a pessoas que pensam em dar fim às suas vidas.
     O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo   recomenda que a psicologia como ciência e prática invista em uma maior preparação do profissional de Psicologia para a lida com pessoas que pensam em suicidar-se, por esse motivo, entendemos que se faz necessário investir no aprendizado dessa atividade clínica.

Objetivo: Preparar psicólogos, estudantes de psicologia e áreas afins para o atendimento clínico em uma perspectiva fenomenológico-existencial, por meio dos estudos sobre suicídio.

Metodologia: aulas expositivas; palestras, rodas de conversa, documentários, seminários.

Carga horária total do curso: 254h
Um sábado por mês, das 7:30 às 17:30
curso03 suicidio disciplinas2
 
*Projeto de pro-ciência  da UERJ financiado pelo CNPq: bolsista produtividade
** Todos os professores fazem parte do diretório de grupos de pesquisa CNPq e  do projeto de Extensão do Laboratório de Fenomenologia e Estudos de Psicologia da Existência – LAFEPE.