IFEN - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro - CRPJ 05/359


PSICOLOGIA CLÍNICA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

 NOVAS TURMAS 

Responsável téc: Psicóloga Mª Bernadete M.F. Lessa - CRP 05/14890
Coord. geral: Ana Maria L. Calvo de Feijoo – CRP 05/2834

Público Alvo: estudantes e profissionais em psicologia

Apresentação do curso

    Com o objetivo de tratar a clínica psicológica em um exercício de saber-fazer é que organizamos todo um conjunto de ensinamentos de modo a permitir que os participantes de nossa formação possam se apropriar desse modo de clinicar.

    Para tanto, pensamos a nossa programação de modo a:

  1. Exercitar um modo de pensar questionador das verdades universais e atemporais, podendo assim abrir caminho para encontrar aquilo que de singular aparece como força capaz de atuar na transformação da realidade particular, acompanhando as tonalidades e afetos naquilo que o outro tem a dizer.
  2. Alcançar, pela escuta, a experiência. Deixar-se guiar pelo outro, em um exercício constante de des-subjetivação, com a pretensão de sustentar a possibilidade de transformações, ou seja, de deixar  que apareçam afetos transformadores da realidade.
    Não pretendemos ensinar modelos, dar lições. Queremos deixar aparecer possibilidades outras e também não nos esquivar de desafios que se encontram no bojo daquilo que é nossa pretensão. Com isso queremos defender a clínica psicológica como algo que acontece no âmbito de uma experiência peculiar. E, ainda mais, que é essa experiência que dá o tom, o sabor, o saber da clínica. Trata-se daquilo que os ingleses denominam know-how. Portanto, o nosso ensinamento sobre a clínica psicológica se encontra em uma ordem daquilo que não se dá por uma mera repetição, mas como criação que resguarda o incontornável, o imprevisível e o inevitável da própria existência, de forma a que a própria relação clínica possa sustentar a transformação como possibilidade na existência e não como necessidade.

Objetivo Geral

Preparar profissionais e estudantes de psicologia para a compreensão da clínica como um exercício de saber-fazer que se ampara em uma perspectiva fenomenológico-existencial.

Objetivos específicos

  • Familiarizar o aluno, por meio de uma visão crítica da psicologia e em consonância com o pensamento de filósofos existenciais, com um modo de pensar que suspende as verdades vigentes e conquista um caminho de pensamento em um exercício constante na clínica psicológica.
  • Exercitar, por meio do recurso a textos literários, um modo diferenciado de escuta que aproxime os alunos da experiência clínica psicológica
  • Promover a apropriação do saber-fazer fenomenológico-existencial em clínica por meio da explicitação de seus elementos fundamentais.
  • Promover o exercício clínico fenomenológico-existencial por meio de supervisões e discussões de situações clínicas.


Carga horária total do curso: 254h
Um sábado por mês, das 7:30 às 17:30

curso01 psicologiaclinica disciplinas2