IFEN - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro - CRPJ 05/359

Formação Teórico-Prática

REGIMENTO DO CURSO DE

FORMAÇÃO

TEÓRICO-PRÁTICA EM PSICOTERAPIA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

DO

INSTITUTO DE PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL DO RIO DE JANEIRO - IFEN


2016


CURSO DE FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA EM PSICOTERAPIA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL DO RIO DE JANEIRO – IFEN



REGIMENTO DO CURSO - ANO 2016


I - Das finalidades e objetivos específicos:


O Curso de Formação Teórico-Prática em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro oferece formação em Psicologia clínica com o objetivo de aperfeiçoar estudantes de psicologia e psicólogos para a atuação clínica em Psicologia em uma perspectiva Fenomenológico-Existencial.



Objetivos Específicos:

  1. Ensinar as especificidades do método fenomenológico-hermenêutico e das temáticas filosóficas existenciais discutidas pelos diferentes pensadores de referência.

  2. Identificar a perspectiva existencial em psicologia, diferenciando-a das demais.

  3. Promover, por meio do exercício da clínica psicológica, a prática da atitude fenomenológica frente às diferentes situações de sofrimento da existência humana.

  4. Conquistar a familiaridade com a atitude clínica existencial, de modo a promover a afinação da escuta ao discurso do outro.



III – Da organização do curso:



O curso é organizado da seguinte forma:



Especificação da Carga Horária

CONCENTRAÇÃO

ESPECÍFICA

Parte Teórica




Disciplinas

80h

Seminários teóricos

9h

Soma parte Teórica

89h

Parte Prática




Atendimentos Clínicos Supervisionados

174h

Soma parte prática

174h

Total concentração específica

263h

CONCENTRAÇÃO

NÃO

ESPECÍFICA

Parte Prática

Seminários metodológicos

9h

Total concentração não específica

9h

CARGA HORÁRIA TOTAL

272h





Discriminativo:



CONCENTRAÇÃO ESPECÍFICA

Parte Teórica:

Disciplinas

Carga horária

O Saber Fazer na Clínica Psicológica

20h

Daseinanálise em Binswanger, em Boss e na Atualidade

20h

Ciência Existencial e a Clínica Psicológica

20h

Psicanálise Existencial: da Filosofia à Psicologia

20h

Seminários

Carga horária

Seminários teóricos

9h





Parte Prática:

Atividade Prática

Carga horária

Atendimentos clínicos Supervisionados

174h





CONCENTRAÇÃO NÃO ESPECÍFICA

Parte Prática

Atividade Prática

Carga horária

Seminários Metodológicos

9h





III - Da duração do curso:

  1. O Curso de Formação Teórico-Prática em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro tem duração de 1 ano, com carga horária total de 272 horas. Esta carga horária é organizada da seguinte forma:

  • Concentração específica: dividida em parte teórica, composta de disciplinas teóricas e Seminários Teóricos; e parte prática, composta por atendimentos clínicos, realizados pelo aluno no IFEN ou em outra instituição; Supervisão.

  • Concentração não específica: Seminários Metodológicos.

  • Conclusão da Formação: o aluno concluirá o Curso de Formação com o cumprimento e aprovação nas disciplinas teóricas e práticas do curso.

  1. O aluno deverá cumprir durante o ano da Formação todas as disciplinas, Seminários, Atendimentos e Supervisão constantes do currículo.

  2. Além destas disciplinas o aluno deverá fazer o atendimento clínico (173h) e participar da Supervisão.

  3. O critério de avaliação inclui participação em pelo menos 75% das aulas e os instrumentos determinados pelos professores para este fim. Com menos de 75% de presença, o aluno não poderá ser aprovado na disciplina.

  4. A previsão inicial do Curso de Formação é de um ano. Caso o aluno deseje participar de outras disciplinas ou atividades oferecidas pelo IFEN deverá entrar em contato com a coordenação do curso.




IV – Do ano acadêmico:

O ano acadêmico constitui-se de dois períodos letivos (anual), com aulas em um sábado por mês.




V- Do regime didático:

  1. O curso de Formação Teórico-Prática em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial do IFEN está organizado sob a responsabilidade das psicólogas e sócias fundadoras e mantenedoras do IFEN da seguinte forma: é um projeto acadêmico idealizado por Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo, sob responsabilidade técnica de Maria Bernadete Medeiros Fernandes Lessa, coordenação administrativa Myriam Moreira Protasio e coordenação de divulgação Elaine Lopez Feijoo.

  2. O ensino é normalmente ministrado através de disciplinas teóricas e práticas, seminários teóricos e metodológicos, atendimento clínico e supervisão, com duração de um ano.

  3. As disciplinas são ministradas por professores sócios-colaboradores do IFEN ou por profissionais de reconhecida competência na qualidade de professores conferencistas ou visitantes.

  4. A frequência às aulas é obrigatória.

  5. De acordo com a natureza das disciplinas, consideram-se como trabalhos escolares a participação em sala de aula, relatório e fichamento das aulas e dos textos discutidos, bem como a participação em seminários.

  6. Verifica-se o aproveitamento do aluno mediante apuração da frequência às aulas e pelas notas obtidas nos trabalhos escolares, conforme descritos no parágrafo acima.

  7. Considera-se aprovado no Curso de Formação em Psicologia Clinica o aluno que tenha frequentado pelo menos 75% das aulas ministradas, obtido no mínimo nota 7,0 (sete) nos trabalhos escolares, que tenha comparecido aos Seminários teóricos e metodológicos, realizado atendimentos clínicos e a supervisão.





VI- Da admissão do aluno:

  1. A admissão inicial faz-se mediante preenchimento de uma ficha de inscrição, pagamento de matrícula e entrega de documentação (Histórico ou declaração de escolaridade no curso de psicologia).

  2. O aluno precisará cumprir a seguinte exigência para participação no curso de Formação Teórico-Prática: ser estudante de Psicologia a partir do 3º período ou ter menos de dois anos de inscrição no CRP.

  3. O aluno deverá associar-se ao IFEN e pagar, nas épocas fixadas, as quotas de sócio e as mensalidades instituídas para manutenção da Formação.





VII- Da comunidade docente e discente:

1) Do corpo docente.

Os professores da Formação Teórico-Prática em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial do IFEN são obrigatoriamente sócios do IFEN na categoria de sócio colaborador, haja visto o caráter não lucrativo da Instituição, e são selecionados dentre pessoas de valor científico, capacidade didática, competência técnica, seriedade profissional e integridade de costume.

O quadro de professores é composto por professores com titularidade de Doutores, Mestres ou Especialistas em Psicologia na perspectiva Fenomenológico-Existencial.





2 ) Deveres e direitos do corpo docente.

  1. Prestar assistência aos estudantes e estimular permanentemente sua integração na vida acadêmica mediante o ensino ministrado.

  2. Dedicar-se à pesquisa e à elaboração de estudos de sua especialidade.

  3. Comparecer assídua e pontualmente às aulas, assinando o diário de classe e registrando o assunto ministrado em cada aula.

  4. Apurar a frequência dos alunos em cada aula e anotar o conteúdo ministrado em cada aula.

  5. Submeter os discentes, durante o período letivo, aos exercícios escolares previstos por este regimento.

  6. Entregar à secretaria, nas épocas próprias, as notas de verificação de aprendizagem.

3 ) Do corpo discente.

Constitui o Corpo Discente os alunos (obrigatoriamente sócios do IFEN) regulares e especiais, matriculados no Curso de Formação Teórico-Prática em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial deste Instituto.

4) Deveres e direitos do corpo discente.

  1. Atender aos dispositivos regimentais, principalmente quanto à frequência às aulas e execução dos trabalhos escolares.

  2. Observar o regime disciplinar instituído neste regimento.

  3. Zelar pela conservação do patrimônio predial e material da instituição.

  4. Zelar pelo bom nome da instituição e da profissão de psicólogo.

  5. Pagar, nas épocas fixadas, as quotas de sócio e mensalidades instituídas para manutenção do Curso de Formação.





VIII- Dos certificados e títulos

  1. O certificado é conferido aos alunos que realizaram e foram aprovados em todas as disciplinas da grade, teórica e prática da Formação, incluindo horas de atendimento clínico supervisionado.

  2. A Formação em Psicologia Teórico-Prática em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial do IFEN – Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro tem carga horária de 272 horas e o aluno pode ser estudante de Psicologia a partir do 3º período ou ser Psicólogo.





IX – Disposições Gerais:

Todo e qualquer item relacionado ao Curso de Formação Teórico-Prática em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial , ministrado pelo IFEN e que não esteja previsto nestas normas, deverá ser encaminhado à coordenação administrativa de cursos para que este delibere sobre o assunto e dê o encaminhamento necessário e devido.




Rio de Janeiro, Janeiro de 2016.



Projeto Acadêmico
Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo



Responsável técnica
Maria Bernadete Medeiros Fernandes Lessa



Coordenação Administrativo de Cursos
Myriam Moreira Protasio



Coordenação de Divulgação
Elaine Lopez Feijoo

Formação

Regimento do Curso de Formação PDF-iconDOWNLOAD