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O Teórico Prático na Abordagem Fenomenológico-Existencial

Maria Bernadete Medeiros Fernandes Lessa 1996

Atualmente a Psicologia dispõe de um conjunto vasto e rico de teorias, tendo assim o resultado de seu conhecimento cada dia m ais distanciado de hipóteses isoladas e do reducionismo de práticas empêrico-dedutivas. Isso se dá pela necessidade de fortalecer o nêvel teórico, buscando uma prática adequada, modificando assim o quadro de dimensão utilitária. Necessita cada vez mais de uma ética onde os dois lados da relação -profissional/cliente - não sejam mutilados por uma visão reducionista distorcida e injusta acerca do homem.
Busca como critério de verdade a prática da teoria, mas não como teoria aplicada, e sim como prática teorizada, sendo dinâmica, inovadora e responsável, podendo assim construir a qualidade de sua condição epistemológica.
O uso indiscriminado de técnicas dissociadas de um corpo teórico fidedigno, muitas vezes consequência da aceitação questionável e incondicional de "idéias novas", pode levar a psicologia, como qualquer outra ciência, a um caminho de pensamentos e procedimentos mistificadores e obscurantistas, tendo uma visão limitada pragmatista voltada apenas para seus resultados imediatos.
Construir uma prática sobre alicerces teóricos e epistemológicos é, na verdade, uma tentativa de caminhar em busca de uma praxis madura, consciente e orientada para o crescimento, saúde e bem estar de quem busca ajuda profissional.
Há muito tempo percebe-sé uma cisão entre o teórico e o prático. O pesquisador fica isolado na sua torre de marfim, descobrindo articulações teóricas belêssimas e sensêveis. Quando, destas articulações, o leitor toma conhecimento, a emoção o invade. Enquanto o prático atua através do tato, e suas atuações acabam por trazer resultados, mas vez por outra sente-se inseguro e pergunta-se –"sou mago?".
O vilão de toda essa história é a cisão entre o fazer e o saber. Daê a proposta de conscientização da necessidade de se construir a ponte do teórico como prático e desta forma levar segurança ao prático e realidade ao teórico.
Esta proposta é um convite à reflexão e desvelamento das várias possibilidades que a teoria propicia ao conhecimento psicológico do homem, esvasiando-se assim a idéia de que apenas restringe, sendo forma para encaixar tanto profissional quanto cliente.
Dá margens a atuações criativas e adequadas à necessidade da situação, propiciando ao profissional correr riscos de forma ética e madura.
Contudo, tal proposta suscita constantes questionamentos que acarretam angústia. E a cada instante dado, para responde-los depara-se com outros mais, e assim necessitando um maior aprofundamento, ou seja, um maior compromisso com o que se acredita. Necessita, então, de grande dose de motivação e perseverança, espêrito de aventura para alcançar as intempéries das profundezas do conhecimento, chegando, assim, às coisas mesmas. é claro que para isso é imprescindêvel agir energicamente contra o pragmatismo imediatista, que toma o lugar do processo onde a crença nas soluções fáceis atua como verdadeiro bloqueador mental, empobrecendo a visão e o trabalho profissional.
Finalizando, a prática teorizada é uma das possibilidades de que o profissional de psicologia dispõe. Cabe a ele reconhece-Ia como tal, escolhe-Ia e identificar dentro de si as ferramentas que possui para viabiliza-la, construindo desta forma seu aporte substancial, possibilitando assim um encontro autêntico entre sua razão e sua prática.
BIBLIOGRAFIA
MARIA, Madre Cristina. Psicologia Cientêfica Geral. Agir, Rio de Janeiro, 1965.
RICH, John Martin. Bases Humanistas na Educação. Zahar, Rio de Janeiro, 1975.
KIERKEGAARD, Soren. Mi punto de vista. El Libio, Aguilar., Madrid, 1987.
GUILES, Thomas Ransom, História do Existencialismo e da Fenomenologia. E.P.U.,São Paulo, 1989.
Informativo do Conselho Regional de Psicologia. Y região, março/ 1994.

Maria Bernadete Medeiros Fernandes Lessa

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03 Maio 2018
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