• Telefones: (21) 2208-6473 - (21) 2268-9907 - (21) 98725-6475 Email: ifen@ifen.com.br

Reflexões de Uma Aluna de Psicologia

Elaine Lopez Feijoo 1998

O que é psicologia, todos nós sabemos. O que a psicologia fez para se tornar ciência, fomos pesquisar lá atrás, no "túnel do tempo". O que é fenomenologia, vamos aprender. Antes, passaremos pela história e conquistaremos um espaço diferente daquele que estamos acostumados a viver: o espaço da conquista.
- Mas conquistar o quê?
- Conquistar o saber!
Não só conquistaremos, como também aprenderemos um pouco mais sobre as idéias filosóficas, e sobre os seres humanos na sua singularidade.
Vivenciar a experiência de fazer esse trabalho, que foi algo intencional, me fez acreditar que o homem vive em cicios mundanos, e que por isso, muitas vezes, cai na inautenticidade. Esse estado de queda nada mais é que se arriscar na própria vivência cotidiana. Risco este que nos angustia a cada momento de dúvida, a cada passo andado, a cada ar respirado, a cada momento indagado.
Nós, seres humanos, somo fenômenos? Somos objetos de nossa própria ação ou somos comandados pelo nosso psiquismo em plena atividade? Não sei, só sei, que não somos passêveis de manipulação e nem de experimentação.
Por que suspender nosso juêzos e valores diante de nós mesmos? Por que fazermos a tão falada epochè?
Porque tentamos frente ao outro aprender a sermos nós mesmos, ao mesmo tempo tentando nos debruçar sobre a verdade do outro, esquecemos de sermos nós mesmos. Eis o paradoxo. Esquecermos de que não existe uma verdade única, tão pouco absoluta, e que se temos alguma verdade, ela é nossa, é individual, é como nós mesmos: singular!
Temos de suspender nosso valores para entendermos a nós próprios? Ou temos apenas de pedir ajuda? Quantas possibilidades nós temos frente às nossas necessidades! Quanto somos livres para escolhermos nosso próprio caminhos! O quanto somos e não sabemos! Ou apenas quem somos na angústia do nosso saber, por escolhermos ter sabido e por não saber que essa foi a escolha dentro das possibilidades dadas pela vida.
Quanto a mim, por não ter me dado conta de que viver é uma escolha, e que, se vivo, sou livre até mesmo por escolher morrer, viverei eternamente a angústia de ser livre e de saber que, porque sou lançada a qualquer momento posso morrer!
Poderei Ainda Viver Mergulhada Na Possibilidade De Preferir Não Escolher, E Por Não Querer Escolher, Já Fiz Minha Própria Escolha. Posso Vir A Lamentar O Que Não Foi Escolhido, E Por Isso Sentir Uma Enorme Culpa Existencial, Mas Se Sou Um Ser Lançado No Mundo, Tenho Que Assumir A Lamentação Do Risco Que Não Quis Correr.

Elaine Lopez Feijoo

Sobre Nós

O IFEN é uma instituição sem fins lucrativos que, desde sua criação, visa divulgar uma outra possibilidade de considerar a Psicologia, como uma área de estudo que se dirige à existência tal como ela se dá no próprio ato de existir.

Informações

03 Maio 2018
03 Maio 2018
03 Maio 2018

Contatos

Rua Barão de Piracinunga, 62 - Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20521-170
Telefones: (21) 2268-9907
(21) 2208-6473
(21) 98725-6475
E-Mail: ifen@ifen.com.br
© 2018 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomLead