IFEN - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro - CRPJ 05/359
PISICOLOGIA CLÍNICA


Psicoterapia Infantil 
Acompanhamento psicológico individual realizado por psicólogos com crianças, visando resguardar um espaço para que surjam outras possibilidades de articulação de sentido em meio a trama existencial cotidiana.

Psicoterapia com Adolescentes
Acompanhamento psicológico individual realizado por psicólogos com adolescentes, visando resguardar um espaço Para que surjam outras possibilidades de articulação de sentido em meio a Trama existencial cotidiana.

Psicoterapia com Adultos 
Acompanhamento psicológico individual realizado por psicólogos com adultos, visando resguardar um espaço para que surjam outras possibilidades de articulação de sentido em meio a trama existencial cotidiana.

Psicoterapia com Casal
Acompanhamento psicológico com casais, realizado por psicólogos e visando resguardar um espaço para que surjam novas possibilidades de articulação de sentido em meio a trama existencial cotidiana.

Psicoterapia em Grupo
Acompanhamento psicológico em grupo, realizado por psicólogos e visando resguardar espaço para que surjam outras possibilidades de articulação de sentido em meio a tram a existencial cotidiana.


 
ANÁLISE DA ESCOLHA PROFISSIONAL (AEP)
Acompanhamento psicológico na situação de indecisão da escolha da profissão a seguir.  O processo de AEP visa a manutenção de um espaço de reflexão sobre o exercício das diferentes profissões, bem como dos motivos e critérios que estão em jogo na escolha da atividade profissional. 



cup logo

CLÍNICA DE URGÊNCIAS PSICOLÓGICAS (CUP)
Atendimento clínico realizado por psicólogos em caráter de urgência, sem a necessidade de dar continuidade aos atendimentos.
 



CLÍNICA SOCIAL (CS)
Atendimento psicológico destinado à comunidade e realizado por profissionais que estão cursando a Formação em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial do IFEN.



Orientação para a Elaboração da Análise Fenomenológica do Discurso Clínico
Atitude natural e antinatural na clínica psicológica. A hermenêutica e o círculo hermenêutico na Psicologia Clínica. Discurso Clinico: Escutas e Falas presentes neste discurso. Tonalidades afetivas nas situações clínicas.



Situações Clínicas em Debate
Discussão de situações clínicas trazidas pelos componentes do grupo e leituras para aprofundamento das discussões surgidas no próprio grupo.



Orientação para a Elaboração de Monografia
A preparação do pensamento do aluno para a elaboração de um projeto monográfico dentro de temáticas fenomenológico-existenciais. O exercício da redação acadêmica e seus elementos fundamentais: escolha do tema, revisão da literatura, elaboração de problema e objetivo, introdução, discussão bibliográfica, aspectos formais e normativos.