I Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Existencial
V Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia
A Escuta em Diversos Espaços
Diálogos Inter e Transdisciplinares
6 a 9 de novembro de 2023
Online
No dia 31 de janeiro de 2023, em sintonia com o movimento social destinado à conscientização de que a saúde mental deve ser pensada, foi organizado na UERJ um evento intitulado Janeiro Branco: Saúde Mental, Saúde Integral e a garantia dos direitos fundamentais.
As apresentações contemplaram diversas disciplinas, tratando dos seguintes temas: Interlocuções entre Saúde e Direito, Saúde e religiosidade e Saúde e Existências Marginalizadas.
Uma ideia que se destacou nas apresentações foi a importância da escuta nos diferentes espaços, de forma a ampliar a compreensão das questões que se apresentam na realidade experenciada.
A clínica tem a escuta como seu elemento fundamental, por esse motivo a Equipe IFEN decidiu organizar, ainda em 2023, um congresso como espaço apropriado para ampliação desta discussão.
Surge, então, o I Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Existencial: A Escuta em Diversos Espaços – Diálogos Inter e Transdisciplinares, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro de 2023 na modalidade online.
A intenção, com este congresso é poder compartilhar, com aqueles que acompanham as atividades – de estudos, pesquisas e práticas - e o modo de pensar desenvolvidos pelo IFEN, um saber mais afinado sobre o modo como a escuta, fundamento do fazer clínico, está presente nos diferentes espaços. Queremos destacar não só a escuta dos profissionais que atuam em cada segmento, como também ouvir representantes de grupos sociais em sua experiência de escuta e de fala nos diferentes contextos de cuidado nos seguintes espaços: clínica psicológica, religiosos, de saúde, jurídicos e movimentos sociais e serviços de saúde.
Propomos desenvolver estudos, pesquisas e práticas em uma perspectiva fenomenológica nos seguintes eixos:
-
Fundamentos epistemológicos da escuta;
-
A escuta na clínica psicológica;
-
A escuta e o acolhimento em espaços de cuidado espiritual;
-
Interseções entre a escuta, as políticas públicas e os dispositivos de saúde;
-
Deficiência e questões de acessibilidade;
-
Questões étnico-raciais, raízes africanas e povos originários;
-
Diversidade de gênero e sexualidade;
-
A escuta nas interfaces da Psicologia com a Justiça;
-
Interseccionalidade.