IV Congresso Luso Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais (Online)

congresso2020online600x314alt

Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em Psicologia

Online, ao vivo, dias 24, 25, 26, 27 e 28 de novembro de 2020

No ano de 2020 a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o IFEN – Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro estão juntos novamente na realização do IV Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em Psicologia , que acontecerá Online no período de 24 a 28 de novembro de 2020.

Histórico do evento
Em sua primeira edição, no período de 24 a 26 de outubro de 2012, o I Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: Diálogo entre a Filosofia e a Psicologia inaugurou a parceria UERJ/IFEN e SPPE (Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial), acontecendo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esse congresso contou com a presença de 166 palestrantes, entre conferencistas, palestrantes convidados, palestrantes que submeteram trabalhos e ouvintes, somando 230 participantes oriundos de 15 estados brasileiros e de três outros países: Portugal, Itália e Peru. É importante ressaltar que essa parceria resultou no convênio internacional entre o Instituto de Psicologia da UERJ e o Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA, de Lisboa.
Na edição seguinte o II Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: Casos Clínicos e Aplicabilidade em Contextos Profissionais ocorreu em Lisboa nos dias 24 e 25 de outubro de 2014, contando com um total de 75 palestrantes e conferencistas convidados, palestrantes que submeteram trabalhos e ouvintes, somando 130 participantes oriundos de 12 estados brasileiros e dois outros países: Portugal e França. O II Congresso foi realizado em uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISPA) e aconteceu no Instituto Universitário ISPA/Lisboa – Portugal.
Após o sucesso dessa última edição, realizada em uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISPA), que sediou o evento, voltou-se a realizar em 2017 no Brasil o III Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: resgatando o caráter sensível da existência, como mais uma excelente oportunidade para promover o compartilhamento entre colegas, a troca de experiências e a reunião de estudiosos do pensamento existencial representantes de diversas áreas de estudo - como da Psicologia, Filosofia, Literatura e outras - e de diversas regiões do Brasil e do mundo.
A proposta era promover um espaço para se pensar o resgate do caráter sensível da existência, considerando que o pensamento em Psicologia tem sido capturado por uma tradição positivista que, de forma sistemática, busca aprisionar a vida em sistemas explicativo-desenvolvimentistas e teorias oniabarcantes. O pensamento existencial em psicologia, em suas diferentes vertentes, se constitui no esforço de resgatar o movimento da vida que se concretiza em sua contingência, afetividade e interesse. Este congresso aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2017 e contou com mais de 500 participantes entre conferencistas, palestrantes convidados, palestrantes que submeteram trabalhos e ouvintes.
No ano de 2020 o IFEN – Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro programou junto à UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro a realização do IV Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em Psicologia , que aconteceria no período de 16 a 18 de setembro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Em função da Pandemia de Covid-19 que eclodiu no início de 2020 e a impossibilidade de reunião de grande número de pessoas presencialmente, o IV Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em Psicologia realizar-se-á no formato Online em nova data , de 24 a 27 de novembro de 2020.
Para o IV Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em Psicologia optou-se por enfatizar os desdobramentos das bases filosóficas não apenas para as práticas clínicas, mas também para as pesquisas em Psicologia. O IV Congresso já conta com convidados internacionais confirmados e aguarda a confirmação de outros convidados internacionais e convidados nacionais oriundos de vários estados brasileiros. Reuniremos os maiores nomes da Filosofia Fenomenológica e Existencial e da Psicologia Existencial e muitos profissionais expoentes nos estudos e pesquisas sobre uma psicologia inspirada em autores como Martin Heidegger, Soren Kierkegaard e Jean-Paul Sartre no Brasil e no mundo, para debatermos sobre as bases filosóficas da psicologia fenomenológico-existencial, assim como os desdobramentos destas bases na prática clínica e nas pesquisas. Esperamos receber mais de 600 congressistas que participarão de profícua programação.
O evento visa oferecer aos participantes 40 horas de programação que contemplam temas de estudos organizados em três principais eixos: I) As bases Filosóficas Existenciais, Fenomenológicas e Fenomenológico-Hermenêuticas na Psicologia; II) Práticas clínicas Existenciais, Fenomenológicas e Fenomenológico-Hermenêuticas: O saber fazer na psicologia; III) Investigações Fenomenológicas em Psicologia.

Finalidades e Objetivos
O IFEN - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro, a SPPE – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial e o ISPA – Instituto Universitário: Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, vêm, desde 2012, congregando os estudiosos brasileiros, portugueses e de outras nacionalidades interessados em desenvolver trabalhos que dialoguem com a temática da psicoterapia existencial e organizando, bianualmente, o Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais como espaço para apresentação e troca das pesquisas realizadas no mundo e em todo o Brasil. Assim, os Congressos do IFEN, da SPPE e do ISPA se tornaram o espaço próprio para troca entre os estudiosos interessados neste campo. A cada edição do Congresso, Brasil e Portugal se alternam enquanto sedes para o evento.
Por questões internas, o ISPA e a SPPE não puderam realizar o congresso em Portugal em 2019 e nós, brasileiros, assumimos a tarefa de organizar no Rio de Janeiro, em 2020, o IV Congresso Luso-Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais . O objetivo pretendido é o de reunir os maiores nomes da Filosofia Fenomenológica e Existencial e da Psicologia Existencial e muitos profissionais expoentes nos estudos e pesquisas sobre uma psicologia inspirada em autores como Martin Heidegger, Søren Kierkegaard e Jean-Paul Sartre no Brasil e no mundo, para debater sobre as bases filosóficas da psicologia fenomenológico-existencial, assim como os desdobramentos destas bases na prática clínica e nas pesquisas.

Público Alvo
Psicólogos, estudantes de psicologia e estudiosos interessados no pensamento existencial oriundos de diversas áreas de estudo, como a Filosofia, a Literatura e outras.

Entidades Organizadoras
  uerj ifen sppe ispa  
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Psicologia, DPC Departamento de Psicologia Clínica e PPGPS – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social - RJ/BRASIL
IFEN - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro - RJ/BRASIL
SPPE – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial - PORTUGAL
ISPA – Instituto Universitário: Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida de Lisboa. – PORTUGAL
 

Sobre Nós

O IFEN é uma instituição sem fins lucrativos que, desde sua criação, visa divulgar uma outra possibilidade de considerar a Psicologia, como uma área de estudo que se dirige à existência tal como ela se dá no próprio ato de existir.

Informações

03 Maio 2018
03 Maio 2018
03 Maio 2018

Contatos

Rua Barão de Piracinunga, 62 - Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20521-170
Telefones: (21) 2268-9907
(21) 2208-6473
(21) 98725-6475
E-Mail: [email protected]
© 2018 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomLead
Ainda não tem login no nosso site?
Clique aqui e cadastre-se agora!

Entre na sua conta