Curso de Especialização em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL 2023.
Responsável téc: Psicóloga Mª Bernadete M.F. Lessa - CRP 05/14890
Coord. geral: Ana Maria L. Calvo de Feijoo – CRP 05/2834
Público Alvo: Profissionais de Psicologia e áreas afins
Carga horária: 360h
Apresentação do curso
A Psicologia, em sua forma clínica, tende a ser constituída como um rol de procedimentos alicerçados em teorias sobre o homem. O Curso de Especialização em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial reconhece a fenomenologia-hermenêutica como método de investigação dos sentidos da experiência humana, tanto no âmbito da pesquisa como da clínica psicológica. Estabelece um diálogo com a Filosofia da Existência, refletindo sobre temáticas próprias do existir humano. E com a Literatura, em seu modo de aproximação à experiência mais originária antes de qualquer interpretação científica ou moral. Assim como com a força e o vigor com que a Literatura sustenta possibilidade de transformação no diálogo com o leitor.
O curso pretende estabelecer a construção de uma atividade pelo binômio do saber-fazer que deixa aparecer possibilidades outras, sem se esquivar de desafios que se encontram no bojo daquilo que é seu objetivo: defender a clínica como algo que acontece no âmbito de uma experiência peculiar. Com esse objetivo organizou-se a programação de forma a permitir que o aluno exercite um modo de pensar questionador das verdades universais e atemporais podendo, assim, acompanhar as tonalidades e afetos naquilo que o outro tem a dizer.
Assim, o Curso de Especialização em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial constitui-se no espaço próprio para que o profissional interessado por esta forma de pensar e fazer a psicologia ganhe consistência em sua atuação clínica.
O Curso acontece em parceria com a Faculdade Educamais e é reconhecido pelo MEC.
NOVO MÓDULO
No primeiro semestre de 2024 o IFEN inicia um novo módulo, intitulado Clínica Psicológica e arte: música, dança, pintura, escultura, literatura, cinema e teatro, em seus cursos de Especialização e Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial.
Tem por objetivo tratar, em seus diferentes eixos e de forma aprofundada, as bases fenomenológico-existenciais e os diálogos com a Filosofia, as artes, a Literatura etc. que sustentam um pensamento clínico em Psicologia. A desconstrução do modo hegemônico de compreender os eventos humanos permite que se veja os limites do conhecimento científico, abrindo os olhos do psicólogo para a importância de saberes não objetivamente colhidos. Acessar saberes não objetivos exige uma disposição para se afinar com o que está em questão a cada vez. Tal afinação não se dá de forma fácil e espontânea, exigindo uma disposição para ver os detalhes, disposição essa conquistada no diálogo com outras formas de saber.
O desenho é uma destas formas de saber. Como diz Valery (citado pelo prof. Yan Sousa em uma de suas aulas), “até o objeto mais familiar a nossos olhos torna-se completamente diferente se procurarmos desenhá-lo: percebemos que o ignorávamos, que nunca o tínhamos visto realmente. Descubro que não conhecia o que conhecia”.
Assim, sem dicotomizar ou excluir a multiplicidade dos modos de apreensão dos fenômenos, as diferentes formas de sapiência, o que se pretende nos diferentes eixos dos cursos de Especialização e Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial do IFEN é despertar o aluno para um pensamento clínico construído como um pacientar necessário para que os detalhes, o perfil e a totalidade da coisa possam acontecer ou se mostrar, orientando os diálogos e as direções trilhadas na relação.
Objetivo geral
Preparar profissionais da psicologia e de áreas afins para atuarem na clínica psicológica por meio de uma compreensão da existência em diálogo com a Filosofia da Existência e a Literatura.
Objetivos específicos
- Apresentar os fundamentos filosóficos e metodológicos da prática clínica na perspectiva fenomenológico-existencial desdobrando elementos do pensamento de autores como Sören Kierkegaard, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre que repercutem na clínica psicológica existencial, na psicopatologia e na investigação em psicologia.
- Mostrar o modo como os temas da filosofia aparecem na experiência e suas repercussões na clínica psicológica.
- Desenvolver a forma como os temas da filosofia existencial e fenomenológica sustentam uma clínica psicológica que se afasta das determinações causais e moralizantes das psicoterapias modernas.
- Apresentar a experiência da clínica fenomenológico-existencial por meio de atendimentos clínicos já publicados, de modo a tornar evidente a presença dos temas discutidos pela filosofia existencial e pela literatura no cotidiano do fazer clínico.
- Discutir as situações clínicas trazidas pelos alunos.
- Promover o diálogo interativo entre professores e alunos acerca de temas atuais na perspectiva fenomenológico-existencial por meio de discussão de filmes, lives, rodas de conversa, entre outros.
- Orientar pesquisas e indicar bibliografia para a elaboração da monografia ancorados na perspectiva fenomenológico-existencial em clínica.
Calendário de 2024.1:
TURMA ONLINE
FEV 2024 |
MAR 2024 |
ABR 2024 |
MAI 2024 |
JUN 2024 |
JUL 2024 |
24 |
23 |
27 |
25 |
29 |
27 |