Grupo de Estudos Aprofundados em Kierkegaard
Grupo de Estudos Aprofundados em Kierkegaard
2023.2
Modalidade: 100% Online transmitido pela plataforma ZOOM
Ministrado por: Myriam Moreira Protasio
São 06 encontros. Uma sexta por mês, das 16:00 às 18:30.
Início: agosto de 2023
Proposta para 2023-2
O texto escolhido para leitura nos estudos do segundo semestre de 2023 será o livro A repetição: um ensaio de psicologia experimental .
Finalizamos as leituras do primeiro semestre de 2023 com um conjunto de discursos edificantes, colocados por Kierkegaard na conta de sua comunicação direta e publicados em 16 de outubro de 1843 intitulado Três discursos edificantes de 1843 . Os títulos destes discursos são: o primeiro e o segundo, O amor cobre uma multidão de pecados ; e o terceiro, A confirmação no homem interior. A leitura desses discursos edificantes nos levou à questão da seriedade da existência.
Neste mesmo dia, 16 de outubro de 1843, Kierkegaard publicou, agora na conta de sua comunicação indireta, dois outros títulos assinadospelos pseudônimos Constantin Constantius e Johannes de Silentio: A repetição e Temor e Tremor .
A obra A repetição : um ensaio de psicologia experimental explora o tema da seriedade, defendendo que a repetição é a realidade e a seriedade da existência; e que a vida é, toda ela, repetição. Constantin descobre que a tarefa posta ao indivíduo é transformar a repetição em algo interior, ou seja, singular, realizando a tarefa própria da liberdade. Mas, como se descobre essa verdade? Como realizamos essa transformação? Ao adentrarmos na trama existencial aberta pelo texto nos dramas das personagens em seus dilemas e necessidade de decisão, começamos a entender que não se trata de uma mera decisão, mas que, na seriedade da existência, o que está em causa é uma decisão vital.
Com a leitura deste texto nós nos mantemos na tarefa de fortalecermos nosso pensamento clínico à medida em que acompanhamos os diferentes temas abertos pela saga das personagens, tais como: memória, recordação e repetição; repetição nas esferas estética, ética e religiosa; amor nas esferas estética, ética e religiosa; tédio e melancolia; decisão; salto; fé.
Esperamos continuar realizando o duplo movimento de, ao mesmo tempo em que compreendemos o desenrolar dos temas e das tramas abertas pelo texto, compreendemos a nós mesmos em nossa tarefa clínica.
Apresentação do projeto do grupo:
A tradição da psicologia que denominamos fenomenológico-existencial sempre reconheceu Kierkegaard como um dos pensadores presentes na base das reflexões e inspirações para constituição de seu fazer clínico. No entanto, não se trata de uma simples transposição de um pensamento. A questão que importa para a psicologia, em sua modalidade clínica, diz respeito não à apropriação de um modo de pensar aplicado ao fazer, mas de um pensamento que inspira reflexões e que sustenta um caminho de pensamento no cotidiano da clínica. Essa inspiração exige de nós, em meio à leitura de textos de Kierkegaard, uma demora junto aos mesmos na qual possamos ser tomados, deslocados e transformados pelas questões ali levantadas.
É no sentido de alcançar esta possibilidade, de sermos transformados e deslocados de nosso pensar mais imediato e alcançarmos possibilidades outras de compreensão dos fenômenos com os quais nos vemos envolvidos na clínica, que a leitura de textos de Kierkegaard nos grupos de estudos é construída.
Para Kierkegaard, aquilo que transforma o outro também transforma a nós mesmos e vice-versa. Assim, os textos lidos e discutidos propiciam pensarmos/sabermos sobre a totalidade do que significa existir como indivíduos, como comunidade e como clínicos.
Objetivo:Entender o sentido de indivíduo, espírito, alma e comunidade a partir de temáticas fundamentais em Kierkegaard, tais como: silêncio, obediência, alegria, solidão, sofrimento, paciência, amor, perdão, fé, sempre conjugando reflexões sobre o modo como essa compreensão nos inspira em nosso pensamento e ação clínicos.
Metodologia:
Leitura atenta dos textos com incrementação de debate que aprofunde a compreensão e aponte para a relação das temáticas desenvolvidas com o pensamento clínico fenomenológico-existencial.
A ideia é continuarmos lendo textos a partir de temáticas de interesse presentes nos discursos e outros textos de Kierkegaard, tais como: paciência; amor; perdão; preocupação ou expectativa; coragem; decisão; fé; memória e recordação; seriedade e interioridade.
Sempre que acabarmos a leitura de um texto/tema estabeleceremos o próximo tema ao qual nos dedicaremos e o texto que servirá de base para pensarmos tal tema.
Bibliografia para 2023-2:
Kierkegaard, S. (1843/2009) A repetição. (José Justo, Trad. e prefácio). Lisboa: Relógio D’Água
Feijoo, A. M. L. C. e Protasio, M. M. (Orgs.) (2014) Angústia e Repetição: da Filosofia à Psicologia. Rio de Janeiro: Edições IFEN
Feijoo, A. M. L. C. e Protasio, M. M. (Orgs.) (2023) Angústia e Repetição: da Filosofia à Psicologia. Rio de Janeiro: Edições IFEN. E-book
Súmula para divulgação
O texto escolhido para leitura nos estudos do segundo semestre de 2023 será o livro A repetição: um ensaio de psicologia experimental.A obra defende que a repetição é a realidade e a seriedade da existência; e que a vida é, toda ela, repetição. Constantin descobre que a tarefa posta ao indivíduo é transformar a repetição em algo interior, ou seja, singular, realizando a tarefa própria da liberdade.
Mas, como se descobre essa verdade? Como realizamos essa transformação? Ao adentrarmos na trama existencial aberta pelo texto, nos dramas das pessoas em seus dilemas e necessidade de decisão, começamos a entender que não se trata de uma mera decisão, mas que, na seriedade da existência, o que está em causa é uma decisão vital.
Acompanharemos os diferentes temas abertos pela saga das personagens, tais como: memória, recordação; repetição nas esferas estética, ética e religiosa; amor nas esferas estética, ética e religiosa; tédio e melancolia; decisão; salto; fé etc.. Neste “experimento de pensamento” esperamos ir aprendendo mais sobre nós mesmos e nossa tarefa clínica.
Calendário:
AGO |
SET |
OUT |
NOV |
DEZ |
JAN |
18 |
22 |
20 |
17 |
08 |
12 |