Grupo Estudos Aprofundados em Sartre
GRUPO ESTUDOS APROFUNDADOS EM SARTRE
Modalidade: Online, ao vivo transmitido pela plataforma ZOOM
Ministrado por: Carolina Freire de Araújo Dhein CRP: 05/29373
São 06 encontros, uma Sexta por mês, das 13:30 às 16h
Carga Horária: 15h
Público-alvo: Estudantes ou profissionais de psicologia e áreas afins.
Aulas gravadas e disponibilizadas aos alunos em nosso site
Calendário - Turma 2023.1
GEA em Sartre - Professora Carolina Freire de Araújo Dhein
Sexta-feira, 13:30 às 16:00
AGO 2023 |
SET 2023 |
OUT 2023 |
NOV 2023 |
DEZ 2023 |
JAN 2024 |
18 |
22 |
20 |
24 |
15 |
26 |
Apresentação: A Clínica Psicológica em diálogo com Sartre: crítica, fundamentos e apontamentos para um fazer clínico no contemporâneo.
A clínica psicológica inspirada em Sartre não se encontra restrita ao âmbito clássico da relação analista-analisando comportado a um espaço privativo. Se nos demorarmos nas reflexões deste filósofo, podemos pensar um conceito de clínica ampliada, que aponta primeiramente para um olhar crítico à normatividade da psicologia tradicional e acena para a íntima relação entre compreensão clínica, fundamentos filosóficos e as questões que contornam o mundo fáctico-situacional. Neste semestre os encontros mensais irão percorrer e aprofundar as temáticas abordadas no livro A Clínica psicológica em diálogo com Sartre, de minha autoria, visando propor um olhar alinhado às reflexões de Sartre em favor de um fazer clínico crítico. Para tanto, os encontros mensais seguirão de forma detida os temas propostos no referido livro, convidando os alunos e alunas a aprofundar tais temas juntamente com leituras de obras do próprio Sartre e demais autores que contribuem para as futuras reflexões.
Objetivo geral: Oferecer aos alunos e alunas (estudantes e profissionais) um espaço de estudos e reflexões em torno do livro A Clínica psicológica em diálogo com Sartre, percorrendo e aprofundando as temáticas desenvolvidas nesta obra.
Semestre 2023.1
Objetivos específicos e conteúdo programático:
As psicologias digestivas: constituição histórica e normativa da Psicologia como disciplina
Breve retomada dos fundamentos onto-fenomenológicos em Sartre
O mergulho na história: Psicanálise Existencial
Da condenação à liberdade ao imperativo da autenticidade: problematizações morais
A clínica de inspiração sartriana: a unidade na pluralidade
Liberdade, Mundo, Clínica e compreensão
Bibliografia:
Dhein, C.F.A. A clínica psicológica em diálogo com Sartre. Rio de Janeiro: edições IFEN, 2020.
Sartre, J. O. O Existencialismo é um Humanismo. Petrópolis: Vozes, 2014.
Sartre, J. P. O Ser e o Nada. Rio de janeiro: Vozes, 2001.
Sartre, J. P. O Muro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
Sartre, J. P. Questões de método. In: Crítica da razão dialética. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.