GEA-contibuicoeskierkegaard
Slide2
Myriam-Protasio--atualizado

GRUPO DE ESTUDOS INTRODUTÓRIO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE KIERKEGAARD PARA CLÍNICA PSICOLÓGICA EXISTENCIAL

Modalidade: 100% Online transmitido pela plataforma ZOOM

Ministrado por: Myriam Moreira Protasio  CRP: 05/07251

São 06 encontros, uma sexta por mês

Carga Horária total: 24h (aula teórica + supervisão clínica)

Aulas teóricas gravadas e disponibilizadas aos alunos em nosso site

Público-alvo: Estudantes ou profissionais de psicologia e áreas afins.

Apresentação: 

A tradição da psicologia que denominamos fenomenológico e existencial sempre reconheceu Kierkegaard como um dos pensadores presentes na base das reflexões e inspirações para constituição de seu fazer clínico. No entanto, para que se esclareça o modo como essa inspiração acontece e não se iluda pensando em uma simples transposição do pensamento de Kierkegaard para o fazer clínico, é preciso conhecer seus temas e meditar sobre o fazer clínico em diálogo com o modo como ele coloca estes temas. A questão que importa para a psicologia, é dialogar com seu pensamento e deixar que ele inspire reflexões que possam sustentar um caminho de pensamento no cotidiano da clínica. Buscamos alcançar esta possibilidade ao nos deixarmos ser deslocados de nosso pensar mais imediato.

Justificativa:

Este grupo surge da demanda por um grupo de estudos sobre o pensamento de Kierkegaard e sua relação com a clínica existencial que se dê em um formato mais introdutório.

O tema da possibilidade de um pensamento clínico em diálogo com Kierkegaard não é minha e tem sido difundida na tradição que chamamos Psicologia Existencial desde o início do século XX. No Ifen, esse tema ganhou destaque desde os primeiros anos do instituto, quando as pesquisas da Ana Maria para doutorado já se propunham a destacar alguns elementos presentes nos textos de Kierkegaard e seus pseudônimos que eram importantes para pensarmos para uma clínica fenomenológico-existencial.

Eu participei destas pesquisas desde o início e, tomando gosto pela coisa, acabei me demorando nestes estudos em programas de filosofia e em psicologia, sempre buscando compreender e elucidar cada vez mais o que poderia ser compreendido como uma ciência existencial em Kierkegaard e sobre um pensamento clínico que ancoraria o fazer clínico em diálogo com essa ciência existencial.

A ideia de trazer os temas sobre os quais tenho me debruçado em uma linguagem “de dia de semana” me soou bastante atraente, de forma que ofereço este grupo com essa proposta, a de apresentar de forma mais breve e menos aprofundada discussões sobre uma clínica psicológica que dialoga com temáticas pensadas e desenvolvida por Kierkegaard e seus pseudônimos.

Ementa:

Comunicação indireta e possibilidade de transformação no diálogo clínico; as personificações nos estádios da existência: sensível, vontade e salto; angústia; desespero; repetição; escola da angústia e edificação.

Objetivo geral:

Apresentar e desenvolver de forma introdutória o modo temas e obras de Kierkegaard que trazem grandes contribuições para a constituição de um pensamento clínico que sustenta um fazer em clínica psicológica.

Objetivos específicos:

  • Apresentar brevemente a história do filósofo e mostrar de forma rigorosa, no entanto breve, a crítica ao pensamento moderno e o lugar reservado para a psicologia;

  • Desenvolver sobre o modo como ele se refere ao seu projeto de escritor e refletir sobre a relação entre seu projeto e a constituição de um pensamento clínico em psicologia existencial.

  • Refletir sobre a importância da comunicação indireta e a possibilidade de transformação no diálogo clínico;

  • Personificações dos estágios estético, ético e religioso; refletir acerca do tema da edificação: o sensível, o ético e a apropriação; escola da angústia; seriedade; instante; salto; decisão.

  • Considerar as grandes temáticas de Kierkegaard em relação à Psicologia: angústia; desespero; repetição;

Modo de caminhar:

A cada semestre serão elencadas um conjunto de temas a ser desenvolvido. Cada encontro será dedicado a um destes temas que, num primeiro momento serão apresentados expositivamente mantendo, sempre, espaço para trocas e reflexões sobre a relação da temática apresentada com a clínica. Como aprofundamento desta compreensão, o segundo momento de cada encontro será destinado a debate de situações concretas da clínica, trazidas pelos participantes do grupo, sempre à luz da temática estudada. Serão sugeridas leituras previas de trechos de Kierkegaard ou de literatura secundária como preparação para o encontro.

 

 

 

Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro

IFEN

  •  

    Endereço: Rua Barão de Piracinunga, 62
    Tijuca
    Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20521-170

  •  

    Email: [email protected]

CONTATOS

  •  
    Telefone: (21) 2268-9907
  •  
    Telefone 2: (21) 2208-6473
  •  
    Cel./Whatsapp: (21) 98338-9023 
Topo
Aviso! Este site utiliza cookies. Ao navegar você está autorizando o uso dos mesmos. Saiba mais…Concordar